Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A VIDA INTRAUTERINA COM AMOR

Susana Rodríguez Liendo

Tudo e todos no universo estão em permanente mudança.

Escritores, filósofos, místicos e físicos concordam com esta idéia.
É assim, a humanidade está mudando, limpando, para chegar a manifestação de uma nova humanidade. Ela já está conosco desde alguns anos. E nos perguntamos: chegaram de outro planeta? São pessoas especialmente capacitadas que já estiveram aqui anteriormente? Etc. E a resposta é tão simples… sabem quem é esta nova humanidade? Nossos filhos. Sim, eles em suas diferentes idades são esta humanidade que se espera, inclusive profetizados em livros como a Bíblia e outros. Os grandes mestres do Oriente e do Ocidente nos trouxeram em distintas épocas o ensinamento do amor… e as crianças são puro amor.
Alguma vez você já se perguntou o que sentiu no ventre de sua mãe ou há atitudes em você que não entende e que não sabe sua procedência? Em especial surgem estas interrogações nas mulheres durante a gestação. São tantas as mudanças e vivencias que sentem as futuras mamães, que perguntamos a nossa mãe: e você também sentia as “patadinhas”? Que desejo tinhas? Chorava ou sorria e sentia que eu me movia? E assim muitas interrogações mais.
Desde meados dos anos 70, autores como Frederick Leboyer publicaram livros como Birth without Violence ( Nascimento sem Violência, Rochester, VT: Healing Arts 1975/1996), orientando as gestantes no momento do parto; este método Leboyer se difundiu rapidamente.
Nas décadas de 70 e 80 se intensificou a investigação da vida intra-uterina. Alguns dos autores precursores do tema são os doutores Thomas Verny e John Kelley, com seu livro A vida secreta da criança antes de nascer (Ed. Urano 1981/1986). Fizeram-se estudos com as gestantes para comprovar se o feto escutava, percebia a luz, sentia os sabores, era sensível aos estímulos táteis (7 semanas) e percebia em geral o que a mãe vivenciava.
E sim, efetivamente se comprovou que, segundo a etapa gestacional, o feto podia:
- Ouvir (14 semanas),
- Reagir à luz (28 semanas),
- Sentir os gostos (14 semanas), etc.
Isto deu origem para estar consciente disto e a começar a preparar as gestantes com cursos de psico-profilaxia, os quais seguem oferecendo e que são de grande valor e utilidade para o bom desempenho da mãe no parto.
O que mais é evidenciado é que o feto sente e percebe os sentimentos da mãe. E como pode fazê-lo? Através da energia. Todo o universo é manifestação de energia. Você acha que nós o experimentamos? Coloque duas pessoas frente a frente, esfregue suas mãos e depois coloque-ás uma de frente a outra. O que sentem? Calor, não é verdade? Agora pegue um clip e um fio. Introduza o fio no clip, amarre o fio de tal maneira que o clip enganche no fio. Sujeite o fio e estabilize o clip, para que não se mova. Agora em silencio dê qualquer destas ordens: 1) para frente, para trás; 2) para a esquerda, para a direita; 3) em círculo. Verá que nem que seja um milímetro o clip obedeceu a sua indicação, não é?
Pois, já constatamos que somos energia. Energia corporal e energia em pensamento que se manifesta fisicamente por meio do sentimento-intenção. Imagine então quão importante são nossos pensamentos e sentimentos, ainda mais na gestação.
Durante a gestação devem ser levados em conta os fatores de risco. Entre eles o mais relevante é o stress. Na atualidade somos muitas as mães que trabalhamos estando expostas a tensões laborais, ocasionadas também por razões que variam desde a índole pessoal até a econômica. Tudo isto gera stress. A gravidez é um acontecimento que às vezes chega a nossa vida de surpresa e aceitá-la é um processo, o qual também pode gerar stress.
Os efeitos do stress na gestante são pouco difundidos, a pesar de ser tão importante tomar consciência deles para reverter seus efeitos. O hormônio cujos níveis de segregação se elevam com o stress chama-se Cortisol, e este produz uma quebra no equilíbrio emocional da mãe, afetando principalmente o desenvolvimento do sistema nervoso central (SNC). Isto deriva numa desorganização na maturação neurológica do feto e posteriormente no bebê.
Os níveis altos de Cortisol ocasionam, no feto, nascimento prematuro, subdesenvolvimento do cérebro, sub-peso ao nascer e, na gestante, pré- eclampsia (hipertensão e suas complicações).
Neste momento leia o seguinte exercício seguindo estas indicações (uma vez terminada esta pratica, continue lendo):
Coloca um espelho ao teu lado. Sente-se e feche os olhos, respire profundamente e exala toda a sua tensão. Agora põe tuas mãos, uma sobre a outra em cima de seu coração. Lembre-se de uma pessoa que amas, pode ser seu filho, seu marido, pais ou lembre-se de um belo evento em sua vida. Experimente este sentimento por um minuto. Agora pegue o espelho e olha-te. O que você vê? Está radiante, feliz, com um gesto doce?
Bom,  o que apareceu em você, a nível orgânico, foi o hormônio V.P.I. (Péptido Intestinal Vaso Ativo) que se libera em atos de amor. O hormônio do Amor regula todo o corpo, melhorando o sistema imunológico, o fluxo sanguíneo, o sistema cardíaco e a psique da gestante. Estes fatores favorecerão o desenvolvimento de um ótimo sistema nervoso central, como o de crianças com um bom nível de aprendizagem, mais fortes, mais sadios (bom sistema imunológico), mais hábeis, mais criativos, com bom desenvolvimento da linguagem, melhor comunicação, mais sociáveis e harmoniosos.
Como temos visto, os pensamentos são energia e é, principalmente, através da energia que a mãe se comunica com seu bebê. Também falamos do stress e da repercussão negativa deste sobre a mãe e o bebê. Experimentamos sentir bem-estar e já sabemos que estados como estes beneficiam você, seu marido e, sobretudo seu bebê.
Você pode perguntar: como faço para estar tranqüila a pesar de tudo? Você experimentou isso, lembra-se? Somente desacelera, para e revive em tua mente um sentimento, um momento de amor. Você pode conseguir harmonia em sua vida como esposa, psicológica e socialmente.
Nestes tempos há uma grande corrente de pessoas que dão cada vez mais importância ao ser humano em seu aspecto holístico; quer dizer, ao ser integral: corpo, mente e espírito. E o ser humano é assim desde sua concepção. E assim é!  Com certeza já terás dado conta de quão importante são estes nove meses, não é verdade? Nesta maravilhosa etapa podes utilizar várias ferramentas para contribuir para com a ótima formação deste ser integral.
O objetivo é harmonizar as gestantes em três aspectos: físico, mental e emocional-espiritual. Perceberemos que em alguns casos a mesma ferramenta é efetiva para os três aspectos.


Físico:
-    Técnica de fluidez energética:
O Tai Chi-Qigong, “é uma atividade, cujos movimentos respeitam as leis fisiológicas do organismo, sendo o relaxamento e a concentração seus princípios fundamentais”. Regula os níveis de energia e solta as vias afetivas (ombros, braços e mãos) para que a mãe possa transmitir a energia amorosa a seu bebê no ventre de forma efetiva e natural. Também relaxa a mente.
- Pratica do Yoga para relaxar e flexibilizar o corpo. Também relaxa a mente.
- Técnicas de respiração.
- Técnicas de relaxamento.

Mental:
-    A técnica de relaxamento guiada também relaxa a mente.
-    Utilização de afirmações. Fazer um relaxamento dos temores que existam quanto à gravidez e ao bebê. Depois converter estas frases ou orações de forma positiva. Gravá-las em cd e escutá-las ao despertar ou quando for descansar. Recitá-las em voz alta para que você as escute e possam ser gravadas em seu subconsciente. Exemplo: Medo do parto. Afirmação: Eu tenho um parto feliz, seguro e relaxado. Toda afirmação deve começar com eu sou, tenho, sei, sinto, etc.

Emocional
-    Descubra o que mais gosta de fazer. Pode ser dançar, cantar, escrever, desenhar e colorir. Alguma atividade que gere sentimentos e sensações de bem-estar. Ao praticá-lo, estarás tomando atitudes positivas. Que energizarão você e seu bebê.
-    Desfruta da natureza.
-    Exercita teus sentidos: cheire, sinta e olhe o belo. Elimine a  televisão e as notícias.

Espiritual:
-    Agradeça ao Universo-Deus-Cosmos, seja qual for a denominação que lhe dê tudo o que tens.
-    Abençoe seu bebê e diga-o em voz alta com sentimento.
-    Aprenda a guardar silêncio uns 10 minutos por dia.
-    Medita em seu coração e conecta-te com seu bebê, de coração a coração.

Na vida diária:
Recomenda-se estar em contato com a natureza e levar uma boa alimentação, como também um controle médico. Dialoga muito com seu parceiro e conta-lhe o que fazes com seu bebê para que ele também o faça.

A importância dos hemisférios cerebrais
Nos últimos anos, graças às investigações em fisiologia e seus avanços, tem-se descoberto que o corpo caloso das crianças de hoje é mais desenvolvido. Este interconecta os dois hemisférios cerebrais. O corpo caloso será mais grosso segundo as interconexões que se realizem entre um e outro hemisfério. Devido a isso as crianças de hoje recebem mais estimulação desde a gestação e pela memória gravada em seus genes de geração em geração (memória genética), é que há mais informação que passa de um hemisfério a outro (mais interconexões), engrossando-se necessariamente o corpo caloso para filtrar informação. É como um computador, neste existem dois tipos de memória: a memória do disco duro (que é permanente) e a memória RAM (temporária para os dados atuais, que logo são fixados no disco duro, sempre e quando haja memória disponível neste).
De igual forma isso se passa com o cérebro humano. A criança quando nasce tem “o disco duro e a memória RAM” zerada e disponível para gravar informação. Durante a gestação estão se formando as interconexões entre os neurônios baseadas na informação (estímulo que recebe). Assim nasce o bebê e é importante que, para que continue gerando interconexões nele, siga estimulando-lhe. Daí a importância dos programas de estimulação desde cedo.
A partir das investigações de Roger Sperry (Premio Nobel de Medicina em 1981) fala-se da lateralidade do cérebro. As funções do cérebro se repartem entre o hemisfério esquerdo e hemisfério direito; desempenhando papeis distintos.
Segundo os neuro-cientistas, devido a este par de hemisférios, o homem possui duas formas de conhecimentos, dois modos de processar a informação.




Como foi comentado, devido a uma maior interconexão entre ambos os hemisférios, as diferentes funções se mesclam de forma natural nestas crianças que tem maior potencialidade de serem mais integrais e mais equilibrados.
Por outro lado, crianças “hiperativas” é sabido desde muitos anos atrás, que a informação era insuficiente para a grande capacidade cerebral que tinham e ao gerar tanta energia isto os inquietava. Na atualidade a informação recebida por estas crianças é maior, sabendo-se aumentada sua capacidade cerebral, necessitam ainda mais de informação e estímulos (é importante a estimulação sensorial pré-natal e logo ao nascer) razão pela qual os programas educativos são curtos e defasados ante as necessidades requeridas pelas crianças de hoje. Os benefícios da manipulação do stress e sua factível eliminação na gestante, por meio do método holístico-integral (corpo, mente, espírito), também redunda na melhor formação do sistema nervoso central e do cérebro, incluindo evidentemente o corpo caloso e, por conseguinte a melhor interação entre os hemisférios cerebrais, formando-se desde a gestação crianças em harmonia e com alto potencial de aprendizagem e desenvolvimento em todas as áreas.

Meditação de coração a coração de boas vindas ao bebê Índigo para um parto holístico.
Um mês antes do parto comece a praticar a seguinte meditação: primeiramente relaxe, sente-se em um sofá, mantenha a coluna reta. Fecha os olhos e inala profundamente, exala como se fosse um suspiro, suavemente, mas com a boca entreaberta. Faça esta respiração três vezes de forma suave e relaxada.
Visualize a casa, o sofá onde está sentada e agora começa a imaginar teu corpo. Sente e visualiza teus pés. Imagina que inalas uma luz de cor azul intenso (Índigo) que entra pela sua cabeça e ao exalar conduza-a para seus pés que se tornam da cor azul Índigo. Agora sobe e imagina teu calcanhar, panturrilhas e joelhos, inala a luz Índigo e exala para estas partes do seu corpo. Sinta-se leve e relaxada, muito solta e relaxada. Agora sobe para suas coxas e sexo, inala a luz Índigo e exalas para estas partes.
Ao chegar ao ventre visualize a cor rosada, de amor incondicional; inala luz Índigo e a conduza para seu ventre. Continue subindo, para o teu plexo solar e coração, inala luz Índigo e exala para estas partes.
Mudamos de lado e nos dirigimos para sua coluna vertebral, vá sentindo e vendo suas vértebras, uma a uma, relaxando-as e enviando-lhes luz Índigo.
Chegamos a nuca e o pescoço, solte-o, inale e exale cor Índigo. E vá se soltando suavemente. Essa cor e essa sensação baixam por seus ombros, seus braços, mãos e dedos. Tuas mãos estão sobre suas pernas e as palmas das mãos para cima.
Sentes um calor, não é? É o calor da cor Índigo de paz e harmonia. E azul é a cor do mar, do céu, da frescura. Inalas e veja a luz Índigo entrar por sua cabeça e preencha-a toda até converter-se em uma cabeça de azul Índigo.
Já estás relaxada. Dirija seu foco para sua respiração de novo, inala e sinta suas mãos cálidas e de cor azul, são duas tochas de cor azul. Põe suas mãos sobre teu ventre. Estás passando essa cor e essa sensação de relaxamento para seu bebê. Repete em voz baixa e terna: “Você e Eu somos uma equipe…”
Agora te concentra em seu coração e ponha uma mão sobre este. Sinta que quando inalas o ar entra por seu coração e sinta o movimento de seu peito; para fora quando inalas e para dentro quando exalas. Seu coração é da cor rosa de amor incondicional, que é o que se sente por um filho. Seu coração cresce e sentes todo o amor por seu bebê. Desde seu coração para seu ventre imaginas um tubo de luz dourada. Por este tubo envia mensagens a teu bebê, mensagens de amor, de harmonia, de tranquilidade. Fale ao seu bebê a partir do seu coração. Agora podes ver seu bebê em seu ventre e encontrar seu pequeno coração. Torne a ver seu coração rosado, o tubo dourado de comunicação amorosa, e a seu bebê em liquido amniótico de cor Índigo.
Vê seu coração rosado também e lhe diga: “Você é um bebê perfeito, saudável, forte, belo. Eu te amo e te aceito como és. Você e Eu somos uma equipe. Em um mês você nascerá e trabalhamos em equipe para isso, eu relaxo e você também. No momento em que estiver nascendo eu inalo e me contato contigo e quando exalo você relaxa e empurra. Eu te ajudo para que saia e você me ajuda empurrando porque Você e Eu somos uma equipe” (Fim da meditação).
Utilizando diferentes ferramentas integrais-holisticas é possível, como mães gestantes, conseguir a harmonia e a tranquilidade, eliminando o stress. Ao manipular o stress criamos um ambiente de tranquilidade para nosso bebê, para nós mesmos e para nossos parceiros. Esta harmonização se verá refletida no bebê com um  ótimo desenvolvimento, com um parceiro integrado as novas condições e com  uma tranquilidade interna consigo mesma. Sua gravidez levada da maneira explicada será uma contribuição para a formação de um ser integral e para um mundo melhor.


Referencias:

Leiva Meza, Martha, Estimulación Sensorial Prenatal, EFH, Ed. Family ’s House, Lima, Perú.
Cap. V, pp. 37 y 39.
Cap. VI, p. 52.

Conversación con el Dr. Carlos Battilana, Médico Internista e Investigador, Lima, Perú.

http://espanol.geocities.com/bioludica/potencial-cerebral/potencial.htm
Bioludica. Potencial Cerebral.

Tradução para o portugues: sandraferris@globo.com
Fonte: Extraido do livro, “A Consciencia Índigo,  Passado Presente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário