Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Educação Evolutiva 4: O Som na Educação

Por que o som?
Sempre falamos do som, se buscarmos em livros ou meios de comunicação encontraremos como definição aquilo que podemos medir, dar suas características, formas físicas de como se move se expressa, classificá-lo, etc. Mas em si mesmo, quando nos perguntamos; o que é? Mais alem de como é, o que é?.... E entramos nesta pergunta uma e outra vez, aprofundando e abrindo esse espaço de curiosidade nos permitimos chegar a uma aproximação para a resposta... Nós a encontraremos com a compreensão de que “O som impulsiona a criação”; “Primeiro foi o verbo”; “Tudo se inicia com um grande som (Big Bang)” e outras muitas afirmações que estão presentes em nossas vidas, porem nem sempre nos detemos para compreendê-las.
Sugerimos que se dê permissão para abrir essa pergunta em você.

O que é o Som?

Para nós o som é uma energia que permite veicular a consciência, que se expande e viaja a diferentes níveis.

O universo todo vibra, todo soa, pois cada partícula emite um som ainda que este não seja detectável por nossa capacidade auditiva. Ao unir-se uma partícula com outra e inter-relacionar-se, vão criando uma musica; uma organização de sons que sustentam sua harmonia. Em cada musica há um tom fundamental sobre o qual se constrói as outras notas. Nosso desafio é poder voltar a harmonizar-nos (como quando se afina um instrumento musical), com o tom original de nosso SER Divino.

O sentido de trabalhar com o som na educação é que o som permite integrar consciência de forma natural, simples e profunda. Enquanto, vai se produzindo está harmonização e processo de afinamento do SER.

No âmbito educativo encontramos várias formas para expressar e explorar dentro da manifestação do som; neste artigo repassaremos algumas delas e esclareceremos que cada uma é um capítulo completo por descobrir e aprofundar.

1. Som puro: exploração sonora:

Trabalho com o reconhecimento do som interior inicia-se sempre com uma conexão interna, um momento de silenciamento. O silêncio nos conduz ao encontro do SER verdadeiro. Na uma realidade o silencio é um estado de consciência sonora.

“Se silencias o barulho da cidade, escutarás a natureza...
Se silencias o canto das aves, escutaras o canto da brisa,
Si silencias a brisa, escutarás sons mais sutis...
Se silencias teus pensamentos, escutarás teus sentimentos,
Se os silencias, talvez escutes teu SER”...

O trabalho com o som puro está vinculado a sons vocálicos e mantras específicos que a criança ou pessoa ao reproduzi-los vai ingressando em novos estados de consciência sonora, ate que se conecta com a realidade musical de seu ser interno e é capaz de começar a reproduzi-la, assim vai se harmonizando os sons ao tom principal.

2. Sons executados e cantos:

Trabalho com a criação de cantos, ativando-se a capacidade de ser co-criadores, excedendo o potencial criador de cada um.

Trabalha-se com o canto interior em suas múltiplas formas de expressão, a partir do cantarolar, do assovio, do acalanto, do canto mental (sem som externo), e o canto meditativo.
Ativa-se o descobrir os sons de instrumentos musicais, desde tigelas de quartzo, de alinhamento de 7 metais, sinos tibetanos, harpa, instrumentos de cordas, de sopro e percussão. Criando a partir do código da harmonia.

3.Interatuar conscientemente com musicas já criadas:
de escutar conscientemente uma obra musical criada por compositores. É um trabalho em que se realiza uma técnica de escuta consciente (criada originalmente por George Balan, musicólogo Romeno, radicado na Alemanha). Na qual se integra o movimento das mãos e braços ao processo da escuta. Ativa-se a capacidade de ser CRIADOR enquanto escuto, de tal forma que o processo de ouvir musica seja um ato criador e não um “passatempo”.

No trabalho realizado na Educação Evolutiva, tem-se feito uma investigação profunda (de mais de 12 anos); onde acessamos certas musicas específicas que potenciam habilidades particulares, segundo seja a musica. Favorecendo as inteligências múltiplas, (denominação de Howard Gardner).

Interatuar com a musica não só nos conecta com o poder do som, como também nos permite integrar vibração sonora, mais alem do que entendemos ou não, e ela vai realizando em nós o trabalho de harmonização interna. Algumas musicas permitem transportar o conhecimento e integrá-lo como consciência.

4. Incorporação de canções:

Os conteúdos educativos vão sendo dados através de canções criadas que potenciam o processo evolutivo. Trabalha-se ao tomar consciência das letras, o sentido e poder criar canções que não entorpecem o desenvolvimento evolutivo normal, sem dificuldades projetadas na experiência.
Na criação de canções se realiza o trabalho de que cada um ao criar suas canções, canta seu nome e busca o movimento – dança que nos permite expandir a realidade de quem somos.

5. Musicas que permitem liberar:

Em certos momentos, é necessário poder apoiar-se com musicas mais rítmicas que permitem soltar e aflorar as tensões e conectar-se com a capacidade de rir-se das dificuldades...
Ter em conta que sejam musicas que permitam movimento espontâneo, o jogo, o soltar. Atentos com o tipo de letras.

6. Sons que harmonizam as emoções:

Trabalha-se com os sons da natureza. Dos elementos e vai se reconhecendo esses elementos dentro do corpo. Conexão com o som da água ou brisas, o som do fogo... Que permitem entrar na tranqüilidade fazendo com que nos sintamos estar contidos pela Mãe Natureza.

7. Sons de conexão com a Terra:

Aprofunda-se nos sons de percussão. Ativando o ESTAR. O sentir-nos firmes na terra.



Documento pertencente a Rede de Educação Evolutiva.
Autoriza-se a reprodução, respeitando-se a fonte original:
Irdinave, Educación Evolutiva.
http://www.educacionevolutiva.org/

Tradução do original em espanhol: sandraferris@globo.com


terça-feira, 6 de outubro de 2009

“JAMAIS ESCONDA A SUA LUZ”

Sandra Ferris


Nesta linda manhã de Outubro recebi uma mensagem de um querido amigo e companheiro de jornada que me fez refletir sobre os potenciais, dons e sincronicidades que tem estado comigo e que na maioria das vezes tenho dificuldades de reconhecer.

A mensagem de Gustavo fala dos potenciais de 2012, de como eles realmente são e de como essas mensagens são exploradas por aqueles que ainda se encontram inconscientes dos verdadeiros dons que possuem e de sua participação como co-criadores desta Nova Vida.

Esta Nova Vida que se forma dentro de nós traz a semente do amor que esteve dormindo por Eons e agora desperta docemente através da nossa intenção em expressar aquilo que temos de melhor.

Está Nova Vida, que tantos de nós sonharam é uma realidade "Agora", e se faz “presente” através da consciência de um coletivo que está irmanado na certeza de que o amor está sendo derramado sobre nós e para recebê-lo basta nos mantermos receptivos abrindo nossos corações e nossas mentes.

Muitas vezes ficamos apegados ao fazer e nos esquecemos de ser tudo que somos e para o que fomos criados e, se nos apegamos demasiadamente ao fazer nos distraímos deixando de lado nossa verdadeira essência.

No entanto, tudo o que buscamos com intenção pura, de repente se apresenta diante de nós através de sonhos, filmes, símbolos e como mensagens como esta que acabo de ler do meu querido amigo, para nós lembrar que “só se vê bem com o coração, pois o essencial é invisível aos olhos”.

Hoje, de manhã quando acordei uma frase se repetia na minha mente e eu desejei colocá-la aqui no blog, onde falo sobre ìndigos: “Jamais esconda a sua Luz”.

Fica então, aqui esta frase, como um alerta ou chamamento para os que visitam, mas principalmente para mim mesma, já que esta foi a forma que encontrei para expressar a minha Luz ao difundir informações que considero importantes neste grande momento de transição para uma nova humanidade. Esta frase é o slogan do site do Gustavo, que devo considerar, depois que li o texto que ele me enviou, da conexão existente entre aqueles que desejam, sonham e trabalham para que esta Nova Vida se manifeste e se expanda para todos.

O momento então é de Re-lembrar e Re-ativar a Conexão de Amor que existe em nós. Vendo e Ouvindo a partir do nosso próprio coração. É essa essência que vibra na Consciência Índigo e que temos que permitir brilhar: A essência do Amor Incondicional.

Caso se sinta desejoso(a) de ler a mensagem que recebi hoje de um farol de luz ela está disponível em:http://www.faroldeluz.com.br/conec/Text%2016.html


Até breve, Namaste!